slide-slick

Resenha : O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela

em quarta-feira, 18 de maio de 2016


Hoje estou aqui para encher a vida de vocês com poesia.  Quero falar do livro de um grande parceiro e amigo do blog, Lucio Panza.


O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela é o primeiro livro do autor.  Ele também é  professor da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro, mas entre um projeto e outro, espalha sua arte em forma de poesias e fotografias por aí (o que agradecemos imensamente).

O livro, com 52 páginas, é composto de 24 poemas e ilustrações que compartilham a essência dos versos que escorregam pelas páginas à medida que lemos.  São cheios de ritmo e carregam nas entrelinhas verdade e ficção que se misturam, tornando-se poesia pura.
As ilustrações capturam a alma do poeta, sem se sobrepor a sua obra.  





"Uma das poesias (a primeira)  desta coletânea também é vencedora de um Concurso Literário EU SOU O SAMBA - Uma homenagem aos 100 Anos do Ritmo no Brasil no qual recebeu avaliação de grandes nomes no corpo de jurados para o sucesso do projeto."

Poesia é para sentir.  Embarcar nessa viagem com o autor Lucio Panza  é nos permitir também enxergar, com seus olhos, as dores e alegrias, a realidade e a fantasia, os sonhos e os desejos de um "sempre menino" embalado pelo som do tamborim. 

Eu estou encantado com o talento e sensibilidade que deu vida a cada uma das poesiasEntre todas, difícil citar somente uma em especial.  Como não sentir a dor e a solidão de Perdas?  Não ouvir o socorro pedido em Morro-Aquarela? Não se sentir como o  principezinho em Reino de Verdade?  Quem nunca sonhou com a utopia dos Canhões disparam flores?  Ou nunca desejou redefinir sua história como o Menino na Guerra?

Vale conhecer um pouco mais de Lucio Panza, os seus projetos, o livro "O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela" e também suas fotografias, que são maravilhosas.  Todos os  links do autor estarão aqui no final do post.  Ele é super simpático e adora trocar ideias com os leitores, resultado da paixão por sua arte e seu trabalho.

Sinopse do livro:

"Os versos podem nos levar ao encontro com nós mesmos resultando diversas sensações. Podemos achar respostas ou adquirir mais dúvidas que permeiam nosso imaginário.  Nesse trajeto não-linear, a inspiração através da dança vadia das letras transita por lugares e cenas das nossas vidas que nos remetem amor ou nos faz um poeta melancólico e deixa nas mãos do acaso o jugo de nossas vidas. 
Todas as pessoas têm uma história com cores, aromas e sabores que se tornam melodias nas mãos artesãs da escrita. A importância do sentir, do amar acima de qualquer entendimento, do encontro com um espelho sincero estão compilados nessas poesias que une verdades à peças de ficção que despertam a criança que existe dentro de nós. 
A tradição é viva, posso ser marinheiro ou um catraio-tamborim que retorna a seu pavilhão depois de longas primaveras. Posso ser cavaleiro, deixar minhas pegadas na areia, estender a mão e apaixonado caminhar.
Nesse percurso entre os rabiscos primários e engenhosos desenhos da minha tenra infância e as grandes tribulações da vida adulta, convido o leitor através das poesias embaladas ao barulho dos bichinhos da floresta a contar também sua própria história."     (Lucio Panza) 


COMO ADQUIRIR O LIVRO:


O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela
Autor :  Lucio Panza
Gênero :  Poesias
Prefixo Editorial: 920940
ISBN: 978-85-920940-0-3
Envio para todo o Brasil. 
O exemplar custa apenas: R$ 20,00 (Frete Grátis)
Site: http://luciopanzasilva.wix.com/escritor
PELO TELEFONE/WHATS: 21 979545740
PELO EMAIL: luciopanzasilva@gmail.com
Google+

Compre também no site 
www.elo7.com.br/livro-de-poesias-lucio-panza/dp/6DE085 


12 comentários:

  1. que historia linda :) http://milahfernandesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor tem uma história ligada a projetos que contribuem para o crescimento dos jovens alunos. Foi muito bom conhecer.

      Excluir
  2. Que bacana!!! Versos.. poesias! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Epa! Lucio Panza eu já conheço. Tive o prazer de ler o livro dele também. E sua resenha está show, conseguiu expressar aquilo que não pude. Parabéns. Bjs
    http://www.mundoliterando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece, Márcia! Seu vídeo resenha passa em imagens toda a emoção que o livro do Lucio transmite. Confiram no blog Mundo Literário, pessoal. Tem até uma poesia do Lucio para vocês conferirem.

      Excluir
  4. Ameeei o post ...

    Taay Carollyne !

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito legal! Adoro ver a primeira obra dos artistas

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É carinho que não acaba mais nessa obra, o autor colocou a alma em cada poesia. Eu recomendo.

      Excluir
  6. Evandro eu estou lendo pela cortesia e bondade do Lucio ter mandado para mim. O sujeito é diferenciado mesmo. As poesias sao interessantes e farei comi vc disse: ler com calma. Estou lendo e farei como se faz ao tomar um vinho: apreciando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs É a melhor maneira de ler poesis, apreciando como o vinho. Gostei rsrs

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo